Publicado em: 26/04/2022
"A boa filha à casa torna"
Antiga aluna da unidade de Brasília, agora pesquisadora da UNB, retorna ao colégio para ministrar palestra sobre sustentabilidade.

Recentemente, a antiga aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, Tainá Wanderley, agora Arquiteta e Urbanista e pesquisadora da UNB, e a sua orientadora, a Dra. em Química Priscilla Coppola, estiveram em nossa unidade do Distrito Federal para uma atividade muito enriquecedora com os estudantes do 4º e 9º ano e do Ensino Médio. As profissionais realizaram palestras e oficinas temáticas do Projeto BioGama de Conscientização Ambiental e Reciclagem de óleo residual de fritura.

 

Para os estudantes do 9º ano e Ensino Médio, Tainá falou, ainda, sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo e o mercado de trabalho para a profissão, dando dicas aos estudantes que se interessam pela carreira. Além de ricas em conteúdo e aprendizagem, as palestras se destacaram por trazer o tema à realidade dos estudantes. Afinal, da rotina Sagrado Tainá entende bem, uma vez que foi aluna do CSCM de Brasília por toda a sua vida escolar - da Educação Infantil ao Ensino Médio. (Se estamos orgulhosos por formar bons seres humanos e profissionais para o mundo? Imagina!).

 

Além de arquiteta e urbanista formada pela UNB, Tainá tem especialização em sustentabilidade e manejo de resíduos no ambiente urbano. Em parceria com Priscila, vem desenvolvendo, através do Projeto Biogama, palestras de conscientização e consultorias para implementação da rotina de lixo zero em empresas e autarquias. Foi através da parceria, inclusive, que a Embaixada da Itália no Brasil alcançou o selo de 1ª Embaixada Lixo Zero do mundo.

 

 

Atividades

 

De acordo com Tainá, a iniciativa do Sagrado de buscar especialistas para apresentar esse tipo de conteúdo aos estudantes é louvável e de extrema importância. “A escola é o ambiente ideal para início deste tipo de conscientização e aprendizagem, já que as crianças, em geral, são muito mais abertas a novas rotinas e hábitos”, salienta a arquiteta.

 

Tainá e Priscilla acreditam que, ao atrelarmos o conhecimento e consciência da importância da destinação correta de resíduos às atividade práticas - como o CSCM Brasilia á faz através da coleta seletiva, Papa Pilhas e Fábrica Escola de Sabão -, saímos do campo da teoria e adentramos à prática. “Assim, criamos uma consciência ambiental clara em cada menino e menina, jovem e adolescente, inserindo-os em uma rotina sustentável que passará a ser replicada em casa, com a família e amigos e na comunidade”, exemplifica.

 

E os ganhos para toda a comunidade escolar não param por aí. Percebendo a receptividade dos estudantes e o comprometimento da equipe Sagrado com a temática, a dupla de pesquisadoras já vislumbra novas parcerias e traça planos ambiciosos para a instituição. “Agora que já conhecemos a teoria, que tal partir para a prática? Quem sabe podemos transformar o Sagrado na primeira escola lixo zero de Brasília?”, provocou Tainá. 

 

O desafio, é claro, foi muito bem recebido pelos estudantes, pela direção e coordenação.

 

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.