Publicado em: 23/04/2024
Bett Educar Brasil e os novos desafios para a educação
A assessora pedagógica Daniela Chaves conta o que está em pauta sobre o assunto.

Há uma semana, divulgamos uma nota sobre a participação da assessora pedagógica do CAEP, Daniela Chaves, da Coordenadora Pedagógica Geral da unidade de Ubá, Mônica Resende, da Coordenadora Educacional da unidade Belo Horizonte, Renata Medeiros, no Bett Educar Brasil 2022, conhecido como o maior evento de educação do país. Já de volta a Belo Horizonte, conversamos com Daniela sobre suas percepções em torno do evento. Confira abaixo a entrevista!

RS: Como foi participar de um evento presencial depois de 2 anos de isolamento social e eventos em formato remoto?

 

Daniela: O período de isolamento social trouxe para nós, educadores e instituições educacionais, muitos desafios, mas também diversos aprendizados e possibilidades. A oportunidade de realizar diversos cursos, com temáticas diferentes na área de educação, em formato remoto, foi imensa, trazendo a evidência de que as possibilidades de formatos para formação continuada são inúmeras. Ao mesmo tempo que muitos se encontraram neste formato de formação remota, outros lamentavam a ausência presencial e a oportunidade de trocas mais próximas. A possibilidade de retomada a eventos de formação em formato presencial, como é o caso da Bett Educar, traz uma sensação de frescor, de vida, de animação para o retorno ao convívio e às trocas tão profícuas que o ambiente presencial traz. Para além da assimilação conceitual, que pode acontecer perfeitamente em formato remoto, as interações que acontecem em formato presencial, muitas vezes, geram mais aprendizagem e insights do que as informações em si. Foi uma alegria participar de um evento desta envergadura e representar a Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria –  bem como verificar, in locu, como a nossa Rede de Educação, a Rede Sagrado, é vista como referência, também, entre as diversas empresas do mercado educacional.

 

RS: O que está em pauta, quando o assunto é educação?

 

Daniela: Acompanhando as tendências em Educação e as necessidades educacionais brasileiras, a Rede Sagrado já vem realizando momentos de formação continuada e estudos relacionadas a diversas frentes temáticas. No evento em questão, verificamos três grandes tendências:

  • Educação Bilíngue. No que se refere à Educação Bilíngue, a Rede Sagrado, até por ser uma Rede Internacional, presente em diversos países, confirma a necessidade de um trabalho diferenciado voltado para a aquisição de uma segunda língua. Por isso, já implementamos a carga horária estendida em Inglês em todas as Escolas da Rede até o EFI, com perspectiva de ampliação para o EFII em 2023. Esta ação da Rede, iniciada há 3 anos, mostra que estamos aderentes às tendências educacionais relativas à necessidade de implementação de programas bilíngues.
  • Trabalho com as inteligências sócioemocionais e Projeto de Vida. A BNCC, que traz explicitamente a necessidade de se desenvolver competências sócioemocionais e o Projeto de Vida enquanto componente curricular, bem como as necessidades de se trabalhar habilidades sócioemocionais específicas evidenciadas na pandemia, trouxe um viés muito forte de trabalho com essas duas vertentes na Bett Educar. Várias soluções com essas temáticas, bem como palestras específicas, trouxeram a necessidade do trabalho com as habilidades sócioemocionais e o projeto de Vida. Isso, para nós, é motivo de grande alegria, pois se encontra no cerne da nossa Missão. Quando falamos em formação Integral, objetivo primeiro das Escolas da Rede Sagrado, estamos falando da necessidade de desenvolver, com nossos estudantes, habilidades que vão para além das questões cognitivas. Essas habilidades são trabalhadas a todo momento com projetos e ações específicas, com intencionalidades próprias visando este trabalho. Com relação ao Projeto de Vida, cuja obrigatoriedade se dá por lei, já realizamos esse trabalho há bastante tempo, aproximadamente uma década, com ações desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Mais uma vez essa tendência veio reforçar que as ações realizadas na Rede Sagrado estão de acordo com aquilo que está sendo discutido na atualidade.
  • Novo Ensino Médio. A reforma do Ensino Médio vem da necessidade de mudanças estruturais importantes neste segmento. Uma das mudanças mais significativas foi a possibilidade da organização mais flexível do currículo na parte dos itinerários formativos, onde o estudante tem a possibilidade de escolher aprofundar naquela área de conhecimento que ele considera ser mais aderente ao seu projeto de Vida. Mais uma vez verificamos a assertividade da Rede Sagrado na organização do novo Ensino Médio, com a organização de itinerários integrados, possibilidade de relação com diversas áreas do conhecimento e desenvolvimento de diversas habilidades presentes nos eixos estruturantes (investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção cultural e empreendedorismo)

RS: Quais foram as suas percepções pessoais sobre o evento?

 

Daniela: O evento veio reforçar as práticas já realizadas em Rede e nos dar ainda mais certeza do caminho que estamos traçando dentro das nossas unidades. A possibilidade de rever pessoas queridas, dentro da área de educação, foi muito significativa, bem como a possibilidade de trocas ideias e realizar insights conceituais, que se revertem em ações institucionais. Agradeço à Rede Sagrado e às empresas parceiras pela possibilidade de participação no evento.

 

RS: O que você vai trazer de reflexão para a reunião de pedagogas da rede?

 

Daniela: Para nossa próxima reunião com as pedagogas , em Rede, certamente traremos as tendências verificadas nesses dias de encontro, bem como a necessidade de repensarmos, novamente, metodologias e temáticas relativas à formação de professores, questão que é muito importante para a Rede Sagrado e que foi amplamente abordada por todos os palestrantes.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.