Publicado em: 23/03/2022
Especial Educação Infantil: "corpos, gestos e movimentos"

É através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos que as crianças, desde bem cedo, exploram o mundo. Por isso, desenvolver os sentidos, os movimentos e gestos, seja de forma impulsiva ou intencional, coordenada ou espontânea, é uma das principais estratégias pedagógicas da Rede Sagrado na Educação Infantil. 

 

Sempre com ações lúdicas e interativas, as atividades propostas pela Rede nesse campo de experiência objetivam fazer com que a criança descubra as capacidades corporais e suas expressões, reconhecer e explorar o mundo e o espaço em que se encontra inserida. De acordo com Nilva Zorzo, Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, é por meio da interatividade e da ludicidade que as linguagens se entrelaçam e as várias dimensões de aprendizagem se manifestam e se fundem na expressão da criança.

 

“Nesse sentido, suas atitudes, o corpo, o gesto e o movimento são resultados de uma ação de relação e expressão que faz a criança entender sobre si, o outro e o universo social e cultural”, pontua a coordenadora. Assim, em todas as cinco unidades da Rede, o trabalho corporal educativo é pensado de forma a priorizar a individualidade de cada criança, voltado para o conhecimento de suas potencialidades, limites, sensações e funções corporais. 

 

Nossos professores exploram esse campo de experiência de forma que a criança aproveite, se divirta e aprecie todo o processo, uma vez que são exploradas as mais diferentes linguagens, como música, dança, teatro, brincadeiras de faz de conta, mímica e dança. 

 

E a diversidade não fica de fora desse processo, uma vez que cada unidade realiza o constante esforço de considerar não só as matrizes culturais nacionais no desenvolvimento dessas atividades, mas também a cultura regional, contribuindo, também, para a construção da consciência cidadã de cada menino e menina da comunidade escolar do CSCM.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.