Publicado em: 26/03/2022
Especial Educação Infantil: "espaço, tempo, quantidades, relações e transformações"

O campo de experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" é o que mais se aproxima da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais, temporais, noções de grandezas, medidas, quantidades e da reflexão sobre processos de transformações.

Se considerarmos a Educação Infantil como um espaço onde a curiosidade das crianças sobre o mundo físico e social é a chave que abre as portas de processos investigativos, podemos oportunizar a construção por elas de noções, comparações, teorias e hipóteses. Pode-se ajudar a construir explicações, conforme sua percepção, seus gestos, sentimentos, intuições, seus motivos e sentidos pessoais nas respostas que elaboram. Nesse processo, devemos articular o modo como as crianças agem, sentem e pensam com os conhecimentos já disponíveis nas ciências, na cultura e na sociedade sobre cada objeto de conhecimento. Esse é o campo das teorias, das pesquisas, investigações e estudos. Um campo que se complementa nas linguagens dos outros campos,

Observar, perguntar, investigar, criar hipóteses, testar, problematizar, a partir da observação e da escuta sensível das crianças e de boas intervenções, podemos ajudá-las a perceber relações entre objetos e materiais, chamar-lhes a atenção para certos aspectos da situação, estimulá-las a fazer novas descobertas e construir novos conhecimentos a partir dos saberes que já possuem.

Esse campo deve promover interações e brincadeiras nas quais a criança possa observar, manipular objetos, explorar seu entorno, levantar hipóteses, testar e buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Tudo isso amplia seu mundo físico e sociocultural e desenvolve sua sensibilidade, incentivando um agir lúdico e um olhar poético e teórico sobre o mundo, sobre as pessoas e as coisas nele existentes.

E na prática?

Projetos, pesquisas e investigações são as metodologias que vão potencializar aprendizagens e construção de conceitos de forma significativa para as crianças, atividades em que a criança é desafiada. A articulação entre os campos é guiada pelos interesses e curiosidades das crianças e pelo olhar atento do adulto.

Observação, registro, reflexão, projetação e relançamentos são as práticas docentes que potencializam os contextos e as aprendizagens da meninada. Com base nessas experiências investigativas, as crianças têm a oportunidade de se expressar por várias linguagens, fazer construções, desenhos, modelagens, experimentar a manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos.

Tempo e espaço

As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais e por isso devemos favorecer experiências com o tempo e espaço. Esses são conceitos que demoram muito tempo para serem construídos e precisam ser vivenciados diariamente. Um bom exemplo é o trabalho com o planejamento coletivo das atividades e rotina, que integram o cotidiano e ajudam a entender o tempo, espaço e significado das práticas na escola.

Medidas e quantidades

Além desses importantes conceitos esse Campo também deve promover experiências em relação à medidas, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos,de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que é menor que, entre outras.

Esses conceitos são complexos e devem ser vivenciados em experiências concretas. Não há matriz de exercício dirigido ou livro didático que substitua essas vivências. O conceito de número deve ser construído ao longo das vivências cotidianas e sem a ideia errada de que até 3 anos, ensina-se até 10. Os números, contagens e relações numéricas fazem parte da vida, devem fazer sentido para serem construídos e não memorizados. Planejar contextos de aprendizagem que estimulam brincadeiras e experiências com materiais contáveis e não contáveis pode ser motivador para a ação das crianças nesse campo.

Relações e transformações

O Campo ressalta ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade. Projetos de pesquisas, estudos e investigações ajudam a potencializar a construção desses conceitos.

Tudo junto e misturado!

Da mesma maneira que os outros campos, não há como trabalhar isoladamente. Há a necessidade da relação com outros campos a fim de manter a coerência com a concepção proposta, que traz a criança como sujeito de direitos, protagonista e autora  da própria história no cotidiano da Educação Infantil.

 

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