Publicado em: 22/03/2022
Especial Educação Infantil: "o eu, o outro e o nós"

É na interação com os pares e com adultos que as crianças constituem um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes e com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais - na família, na escola, na coletividade -, constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.

Refletindo sobre essas questões, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil traz como um de seus campos de experiência a perspectiva do “O eu, o outro e o nós”, oferecendo, para essa área de formação educacional, oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, modos de vida, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizando sua identidade, respeitando os outros e reconhecendo as diferenças que nos constituem como seres humanos.

Na proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Maria, esse campo é trabalhado como importante fase do desenvolvimento, enfatizando a experiência da coletividade, observação, interação e convivência com os pares, determinante para o autoconhecimento e, um pouco mais à frente, para a constituição da personalidade.

Quando falamos sobre crianças pequenas, com idade entre 2 e 6 anos, algumas palavras nos vêm imediatamente à mente, como: cuidados, socialização, brincadeiras e ludicidade. Palavras essas que norteiam a prática educativa na escola, com crianças da 1ª infância, pois são preditoras de aprendizagem. É o que explica a Coordenadora do segmento, Ana Luisa Guimarães.

“A pergunta Quem sou eu? nas diferentes Ciências vem carregada de significados e, diferentemente do que muitos acreditam sobre seu sentido individualizado, aponta que é a partir do outro que me conheço, compartilho sentimentos, ideias, modos de vida, hábitos, valores e construo alicerces para ser autônomo, empático e resiliente. Nunca paramos de saber quem somos; esse processo é um continuum que se estabelece e se fortalece com o sentido de pertencimento desde diferentes contextos sociais, como família, escola e outros grupos de convivência. Assim, as experiências relativas à construção da identidade, no campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, iniciam-se na Educação Infantil. São abordagens intencionais que possibilitam a elas identificar, reconhecer, nomear sentimentos e entender comportamentos. Dessa forma, poderão, ao longo de suas vidas, fazer escolhas e ter atitudes que as ajudarão a prosperar”.

 

Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente­ escolar. Nessa direção, e para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição e a família são essenciais. Além disso, deve-se trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das famílias e da comunidade.

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