Publicado em: 24/03/2022
Especial Educação Infantil: "traço, som cores e formas"

Os Campos de Experiências presentes na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) propiciam o aprender e o desenvolvimento das diferentes linguagens que a criança precisa explorar, tendo como ponto de partida seus interesses, colocando-os no centro do projeto educativo. Através das interações e brincadeiras, surgem as observações, os questionamentos, as investigações e outras ações que devem ser articuladas com as proposições trazidas pelos professores.

 

O campo de experiência TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS ressalta as vivências da criança com diversas manifestações culturais, sociais, artísticas e científicas e deve incluir diferentes tipos de linguagem, como a musical e a visual, possibilitando o foco estético, crítico e sensível através de diversas situações de aprendizagem, explorando diferentes materiais, recursos tecnológicos e de multimídia, experiências corporais provocadas pelos sons e diferentes melodias, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, pintura, escultura, colagem, gravura, fotografia etc. Assim, nessas interações, a criança vai constituindo sua identidade pessoal, social e de conhecimento de mundo.

 

As atividades curriculares devem ser organizadas, articulando os direitos de aprendizagem de modo contextualizado, inter-relacionadas e estar a serviço de significativas aprendizagens.

 

CONVIVER e elaborar produções com as linguagens artísticas junto com os colegas, valorizando a produção destes e, com eles, fruindo manifestações culturais de sua comunidade e de outros lugares, desenvolvendo o respeito às diferentes culturas, às identidades e às singularidades.

 

BRINCAR com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, materiais sem forma, imagens, indumentárias e adereços, construindo cenários para o faz de conta.

 

EXPLORAR variadas possibilidades de usos e combinações de materiais, recursos tecnológicos, instrumentos etc., utilizando linguagens artísticas para recriar, a seu modo, manifestações de diferentes culturas.

 

PARTICIPAR da organização de passeios, festas, eventos e da decoração do ambiente, da escolha e do cuidado do material usado na produção e na exposição de trabalhos, utilizando diferentes linguagens que possibilitem o contato com manifestações do patrimônio cultural, artístico e tecnológico.

 

COMUNICAR com liberdade, criatividade e responsabilidade seus sentimentos, necessidades e ideias por meio das linguagens artísticas.

 

CONHECER-SE experimentando o contato criativo e prazeroso com manifestações artísticas e culturais, locais e de outras comunidades, desenvolvendo sua sensibilidade, criatividade, gosto pessoal e modo peculiar de expressão.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.