Publicado em: 03/03/2022
Rede Sagrado participa do Sínodo 2021-2023
Colaborações em torno do processo de sinodalidade contou com as esquipes de toda a Área Brasil do IRSCM.

Você sabe o que é sinodalidade? 

A palavra sínodo significa reunião, assembleia: sin = todos juntos (ninguém de fora). Apesar de parecer nova para algumas pessoas, ela vem de muito tempo atrás, de séculos antes de nós, e sua essência caracterizava uma forma de organização e vida da Igreja logo após a ressurreição e a ascensão de Jesus, quando os apóstolos partiram em missão construindo comunidades seguidoras de Cristo, comunidades chamadas de CRISTÃS.

Naquele tempo, o serviço, a participação e a comunidade eram experiências vividas de forma muito natural pelos que acreditavam em Deus. As decisões eram tomadas em assembleias, exercitando-se a escuta e o discernimento conjunto em prol do bem comum.

Os anos se passaram e a Igreja encontrou novas formas de ser e viver. Até que, em 2021, o Papa Francisco convocou toda a Igreja Católica para um processo sinodal com duração de dois anos, o Sínodo 2021-2023, intitulado “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O objetivo? Convidar os fiéis a refletirem e darem suas contribuições para que a Instituição possa, de certa forma, retornar às suas origens de sinodalidade.

O Conselho de Liderança do Instituto Ampliado das Religiosas do Sagrado Coração de Maria comprometeu-se a participar plenamente no processo sinodal a nível local, de Área e de Instituto. Por isso, durante o mês de fevereiro, lideranças e equipes da Área Brasil do IRSCM foram convidadas a dar a sua contribuição para o processo sinodal.

Assim, no dia 14 de fevereiro, as equipes participaram de um processo formativo em torno do Sínodo e se encarregaram de, durante os 10 dias seguintes, reunirem-se para responder às seguintes questões: como se realiza hoje, o “caminhar juntos” na vossa Igreja local/Congregação? No seu espaço de trabalho? Na sua convivência familiar? Como você experimenta a vivência da sinodalidade nos diferentes níveis de sua vida? Quais ações práticas a sua comunidade pode realizar para ser mais inclusiva e participativa? Que ações são sugeridas à Igreja?

As respostas foram partilhadas em um encontro virtual, realizado no dia 25 de fevereiro. Da área Brasil, participaram as equipes da área administrativa, do Centro Administrativo e Educacional da Província (CAEP), da Rede de Ação Junto aos Excluídos (REAJE), os integrantes dos Trios Gestores da Rede Sagrado, as coordenadoras dos Projetos Pe. Gailhac e Maria de Aquino. O conteúdo compartilhado será compilado e enviado ao Conselho Geral do IRSCM ainda em março.

Um passo importante tanto para a Igreja quanto para nós, pessoas e profissionais, refletirmos sobre como podemos ser mais participativos, inclusivos e acolhedores dentro das comunidades às quais pertencemos.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.