Publicado em: 10/11/2022
Ano Jubilar: 220 anos de Pe. Jean Gailhac
O tema central é Jean Gailhac - um coração sem fronteira.

Aproxima-se uma grande celebração internacional em comemoração dos 220 anos de nascimento do Pe. Gailhac, o fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. O tema central é Jean Gailhac - um coração sem fronteira.

Para as religiosas RSCM é um ano no qual são chamadas a ativar o que há de melhor em cada uma: o dom de dar graças a Deus pelo legado deixado por Pe. Gailhac, a relevância para crianças, jovens e adultos de hoje e pelo vivido até os dias atuais, a partir desse legado.

A abertura do Ano Jubilar Jean Gailhac acontece no próximo dia 13/11/2022, domingo, em uma celebração internacional que será transmitida pelo Youtube. O link e convite para o lançamento serão enviados para toda a comunidade educativa.

Na ocasião será lançado um hotsite comemorativo.

O ano Jean Gailhac convoca a uma nobre atitude: defender e promover a vida em plenitude – “cuidar da nossa Casa Comum” com tudo o que significa em termos de cuidado com a pessoa humana e com o planeta Terra.

Identidade Visual do Ano Gailhac


Para identificar as atividades, documentos e ações relativas ao Ano Jubilar de Gailhac foi pensado e criado um logotipo, que é uma representação de Gailhac, da história, da vida, dos projetos e do legado. No centro do logotipo está o ponto fundamental da mensagem que se pretende transmitir e é para onde primeiro se dirige o olhar. A esfera central de cor avermelhada e luminosa simboliza a intensidade e o fogo nuclear interior, que caracterizam a fé de Jean Gailhac. A cor desta esfera é colocada em gradiente, não é uniforme, para que projete sobre o rosto de Gailhac uma luz em movimento, inquieta, em evolução, como foi a personalidade de Gailhac.

A esfera luminosa assume, ainda, outro significado: a ideia de globalidade e a expansão do IRSCM no mundo. Esta ideia de globalidade é complementada por um conjunto de pontos interligados, formando uma rede. Uma rede de valores e de objetivos, que podemos associar à partilha de uma Missão comum a todos os locais do mundo onde estão presentes as RSCM ou instituições e pessoas que, de algum modo, assumem o legado de Gailhac.

Ainda no centro, um outro elemento identitário, embora muito direto: o retrato, desenhado em linhas simples, do rosto de Gailhac, projetando uma imagem jovem e serena, mas também profunda e reflexiva.

O elemento azul envolvendo o núcleo central deve ser interpretado como o abraço de Jean Gailhac ao mundo. O mundo que ele nunca desistiu de mudar, mesmo perante as enormes dificuldades e desequilíbrios de várias ordens que se verificaram, quer durante a sua vida, quer em outros momentos históricos do Instituto.

Os elementos exteriores da mesma cor, mas com diferentes matizes, simbolizam a perpetuação no tempo, do projeto de Jean Gailhac e, ao mesmo tempo, são símbolos da irradiação do seu carisma e energia interior, que decorrem do núcleo central, o fogo da sua firme certeza de que é possível transformar o mundo.

O programa do ano Jean Gailhac

A abertura do ano Jean Gailhac, será no dia 13 de novembro de 2022 e se estenderá até o dia 13 de novembro de 2023. Neste ano seremos convidados/as a conhecer um pouco mais sobre este homem e sobre como ele foi capaz de seguir a Jesus Cristo no contexto do seu tempo.

O programa com os temas a serem refletidos mensalmente, ajudará no conhecimento do Pe. Gailhac, a responder vitalmente ao dom de Deus que nos chama a ser no mundo homens e mulheres que não encontram obstáculos para fazer a vida brotar e constituir uma casa que seja comum para todos.

Gesto Solidário:

O ano jubilar no contexto bíblico era um tempo de paz e reconciliação, um tempo de festa e perdão, com gestos concretos de libertação dos escravos, de descanso da terra. Um tempo de Graça Divina.

No decorrer da história, o ano jubilar foi demarcado por temáticas ligadas ao contexto de cada época, como por exemplo, jubileu pós-cisma, jubileu dos Santos e, o mais recente, foi o jubileu extraordinário do “rosto da misericórdia” proclamado pelo Papa Francisco.

E nós? O que faremos de concreto a partir do tema do ano Jean Gailhac? Em que precisamos de conversão? Quais serão as nossas atitudes?

A primeira grande atitude é a da gratidão. Deus nos cria gratuitamente no amor e nos ensina a “sermos gratuitos e gratos”. Com este dom dado por Deus, que o nosso coração se encha de gratitude pelo legado deixado por Pe. Gailhac e por tudo que fomos, religiosas e leigos, construindo no decorrer da história do Instituto. Tudo é graça de Deus!

A segunda atitude é vivermos o significado do se ter um “coração sem fronteira”, concretizando no nosso dia a dia, os 7 objetivos da Laudato Si’ (resposta ao clamor da terra, resposta ao clamor dos pobres, economia ecológica, adoção de estilos de vida sustentáveis, educação ecológica, espiritualidade ecológica, resiliência e empoderamento da comunidade). Um novo mundo pode ser construído pelas nossas mãos, pelo nosso trabalho, pela mudança de visão em relação às pessoas e ao meio ambiente. Cuidar deste jardim do ser, da Natureza, da Vida, da nossa relação com Deus, torna-se um compromisso pessoal e coletivo para nós!

Em vista dos objetivos, queremos assumir os seguintes compromissos:

Para 2022, no dia 13 de novembro, às 13 horas, somos convidados/as a participar de uma grande celebração transmitida de Nova York, momento em que estará acontecendo a reunião do Conselho de Liderança do Instituto Ampliado. Próximo a esta data receberemos o link para este dia. Já no dia 16 de novembro os Colégios e Projetos Vida farão a abertura do Ano Jean Gailhac.

Para 2023, mensalmente, teremos vários temas de aprofundamento e atividades para serem realizadas e vividas. Fique atento à programação!

Palavra das Irmãs

Na Área Brasil, a nossa maneira de concretizar o ano Gailhac, será a abertura de uma comunidade em Brumadinho/MG. Teremos a oportunidade de voltar às nossas raízes, nos aproximando de jovens mulheres que estão no mundo da prostituição e trabalhando com a formação de lideranças.

Pe. Gailhac foi um homem cheio de compaixão, sentiu o/a outro/a e agiu em consequência desses sentimentos, dessa empatia, buscando soluções para situações de extrema necessidade. Ele respondeu, vitalmente, ao dom de Deus em si, doando sua vida em favor de muitos. Que o seu testemunho nos impulsione a seguir Jesus Cristo, colaborando para um mundo melhor. Convidamos cada pessoa a participar nas diversas atividades do Ano Jean Gailhac e a se comprometer com as orientações para concretização do gesto solidário.

Que Pe. Gailhac nos abençoe e nos ajude durante este ano de jubileu a encontrar maneiras concretas de sermos mulheres e homens sem fronteiras.

Com carinho,

Cristina Caetano e Geny Alves.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.