Publicado em: 02/06/2021
Dia Internacional da Mulher: grandes mulheres para se inspirar
A Rede Sagrado celebra e parabeniza todas as mulheres!

O Dia Internacional das Mulheres marca uma jornada global de lutas pela igualdade social, política e cultural ao longo dos anos.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos, em maio de 1908, quando mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Um marco muito importante no Brasil, foi a conquista do voto feminino. O voto é um dos direitos mais significativos das democracias. 

Após 1934, as mulheres brasileiras conquistaram com muita luta o direito ao voto, para que, hoje, todas as mulheres possam exercer tal direito.

Mulheres com jornadas inspiradoras 

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, o Colégio Sagrado Coração de Maria traz alguns nomes de mulheres que fizeram e fazem a diferença na história. 

Conheça algumas delas: 

1 – Marie Curie

Marie Curie foi uma das mulheres que mudou a história e os estudos da radioatividade. Com grandes avanços na área da pesquisa, ela recebeu dois prêmios Nobel. 

O primeiro, em Física, quando demonstrou a existência da radioatividade natural. Em 1903, o segundo em Química, quando descobriu mais dois elementos incorporados à tabela periódica, em 1910.

2 – Emília Ferreiro

A psicóloga e pedagoga argentina, analisou e desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever. Isso revolucionou a maneira de se pensar a alfabetização e influenciou a educação brasileira a partir dos anos 90.

Emília Ferreiro foi responsável por mudar a lógica tradicional de educadores que, até então, só se preocupavam com a aprendizagem quando o aluno parecia não aprender.

3 – Mariazinha Fusari 

A arte-educadora Maria Fusari é conhecida como um dos principais nomes da Educomunicação no Brasil.

Fusari foi co-fundadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo (USP) e, por meio de suas pesquisas sobre a relação entre mídia e infância, colaborou para a ampliação do diálogo entre a comunicação e a educação.

4 – Anne Sullivan 

Anne Sullivan perdeu a visão ainda quando criança. Aos 20 anos, depois de se formar na escola, foi contratada como professora particular e em tempo integral de Helen Keller, quem, com a ajuda de Sullivan, se tornou a primeira pessoa cega e surda a se tornar bacharel na história, tendo se formado em Filosofia.

Foi por meio do tato que ela ensinou a jovem a reconhecer objetos e associá-los às palavras. Assim, Keller se tornou fluente em inglês, francês e alemão, e ficou proficiente em braile e em linguagem de sinais na palma da mão. A história virou peça de teatro e, posteriormente, o filme “O Milagre de Anne Sullivan”.

5 – Mère Sainte Croix Vidal

A pedagoga foi a Segunda Superiora Geral do IRSCM. Pela vasta experiência como e educadora e dedicação às crianças, jovens e mulheres foi exemplo para várias outras irmãs. Como metodologia, educava com suavidade, firmeza e dedicação.

6 – Carolina Maria de Jesus

Carolina de Jesus foi escritora, compositora e poetisa brasileira. Ficou conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960 e traduzido para catorze línguas. É uma das primeiras escritoras negras do Brasil e considerada uma das mais importantes do país, encorajando muitas outras escritoras ao longo de décadas.

7 – Malala Yousafzai

Malala, como é conhecida, é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel. Ela destaca-se, principalmente, pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação no Paquistão, onde os talibãs ainda impedem as jovens de frequentar a escola. Malala é uma das defensoras do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Estas foram algumas das mulheres que inspiram, contar um pouco da trajetória de cada uma delas é uma grande conquista para todas as mulheres. 

A Rede Sagrado celebra e parabeniza todas as mulheres!

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.