Publicado em: 28/05/2021
Dia Mundial da Terra: pequenas ações podem fazer a diferença
A data é comemorada internacionalmente como um marco da consciência dos impactos da ação humana sobre a natureza e da importância de preservação do meio ambiente.

Celebra-se hoje, dia 22 de abril, mais um Dia Mundial da Terra, data comemorada internacionalmente como um marco da consciência dos impactos da ação humana sobre a natureza e da importância de preservação do meio ambiente. Como no ano passado, a celebração da data em meio a uma pandemia incita debates e reflexões especiais.

Dessa forma, a Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria, que tem como um dos principais valores e responsabilidades a sustentabilidade, propõe uma meditação especial acerca da mensagem do Papa Francisco, que segue mais atual do que nunca, divulgada na ocasião da celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, em  1º de setembro de 2020.

Assim, a frase de um trecho da mensagem é citada: “De algum modo, a pandemia atual levou-nos a redescobrir estilos de vida mais simples e sustentáveis. A crise deu-nos, em certo sentido, a possibilidade de desenvolver novas maneiras de viver. Foi possível constatar como a Terra consegue se recuperar, se a deixarmos descansar: o ar tornou-se mais puro, as águas mais transparentes, as espécies animais voltaram para muitos lugares donde tinham desaparecido.” 

O texto afirma, ainda, que a pandemia levou-nos a uma encruzilhada, que gera a oportunidade para aproveitar este momento decisivo, acabar com atividades e objetivos supérfluos e destrutivos e cultivar valores, vínculos e projetos criadores. “Devemos examinar os nossos hábitos no uso da energia, no consumo, nos transportes e na alimentação. Devemos retirar das nossas economias aspectos não essenciais e nocivos e criar modalidades vantajosas de comércio, produção e transporte dos bens.”, afirma o pontífice. O texto pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Histórico

O primeiro Dia Mundial da Terra foi idealizado em 1970 pelo movimento ambientalista “Earth Day Network”. Posteriormente, em 2009, o evento foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, o Dia da Terra é celebrado em 193 países, comprometidos em promover a democracia ambiental em todos os níveis.

O Dia Mundial da Terra de 2021, mais uma vez, será diferente das demais edições. Em virtude do isolamento social, a data não será marcada pelas já tradicionais conferências, encontros, debates e manifestações pelo mundo. Mas, todos nós podemos começar, hoje mesmo, a ter um estilo de vida mais simples e sustentável, com algumas dicas:

  • Reduza o consumo de descartáveis, canudos e sacolas plásticas não biodegradáveis;
  • Diminua o consumo de energia;
  • Separe o lixo seco do orgânico. Assim, você estará estimulando a reciclagem e contribuindo para a economia de recursos naturais, para a redução da degradação ambiental, gerando empregos;
  • Dê novas destinações ao plástico e papel usados sempre que possível;
  • Aproveite materiais orgânicos para compostagem e evite desperdício de alimentos;
  • Aposte no consumo consciente, priorizando empresas com responsabilidade social para com os funcionários e o meio ambiente.

“Uma semente que se lança à terra não se torna imediatamente uma árvore grande. São precisos anos, e muitos.”  – Pe. Gailhac

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.