Publicado em: 03/10/2023
Encontro das Coordenações do Serviço de Orientação Religiosa - SOR e CAEP 2023
Encontro com objetivo de avaliar e fortalecer o Ensino Religioso e a Pastoral da Rede Sagrado,

Avaliar e fortalecer o Ensino Religioso e a Pastoral da Rede Sagrado é uma tarefa permanente.

Nos dias 3 a 5 de outubro, Belo Horizonte foi palco do Encontro das Coordenações do SOR – Serviço de Orientação Religiosa dos Colégios SCM de Ubá, Rio de Janeiro, Vitória e Brasília com membros do CAEP - Centro Administrativo-Educacional da Província, responsáveis pelas coordenações pedagógica e pastoral da Rede Sagrado.

O propósito deste evento foi avaliar, oxigenar e fortalecer a caminhada do Ensino Religioso e da Pastoral dos Colégios SCM. Para tanto, o cronograma foi estruturado em três dias, com as seguintes temáticas:

  • Primeiro dia: “Reabastecendo a mente e o espírito”, com momentos de exposição, oração individual, partilha e aprofundamento baseados na espiritualidade do Pe. Gailhac;
  • Segundo dia: “Avaliando a caminhada à luz da fé”, tendo como referenciais o “Mundo Bani”, o Panorama Pastoral das Escolas Católicas, o Documento de Referência Pastoral da Rede Sagrado, e a Educação para o Humanismo Solidário.
  • Terceiro dia: “Lançando-se em direção ao que está adiante”, dedicado à partilha dos desafios enfrentados em 2023 e às soluções encaminhadas, bem como às prioridades pastorais para 2024 e questões práticas.

Foi um Encontro simples, mas profundo,envolvente e eficaz. Evidenciou a sintonia entre as quatro coordenações do SOR dos colégios e as coordenações Pastoral, Pedagógica e de Projeto de Vida do CAEP. Fortaleceu o “jeito Sagrado” de ser e educar, que enfatiza a unidade na diversidade, tem por base o diálogo, promove a vida, cultiva a justiça, a paz e a integridade da criação, busca “a glória de Deus e o bem daquelas e daqueles que nos são confiados”.

Agora, terminado o Encontro, tem início a concretização do que nele se aprendeu e concluiu. Como dizia o Pe. Gailhac: “É agora que eu começo!”. Trata-se, então, de “irmos além de onde a graça nos conduziu”, “lançar-se em direção ao que falta fazer” e “avançar nos caminhos de Deus”. Afinal, “começar é alguma coisa, mas bem pouco. É preciso continuar. É preciso agir melhor. Não durante algum tempo, mas todos os dias da vida”, como nos orienta o Fundador.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.