Publicado em: 02/06/2021
ENEM 2020: abstenção atinge 55,3%
Quem perdeu o exame, poderá solicitar reaplicação das provas, entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, aumento dos casos em vários estados e suspensão da prova no estado do Amazonas, 55,3% do total de candidatos deixou de fazer as provas. A taxa mais alta da história. Antes, o recorde havia sido registrado em 2009.

Reaplicação do Enem 2020

Quem perdeu o exame, poderá solicitar reaplicação das provas, entre os dias 25 e 29 de janeiro, no site do participante, desde que os motivos sejam problemas de infraestrutura, como salas lotadas ou falta de luz nos locais de prova, ou diagnóstico de Covid ou doenças infectocontagiosas na véspera do exame.

enem2020


Enem Digital

Os 96.086 candidatos, que se inscreveram para o Enem Digital, farão as provas presenciais nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, em laboratórios de informática de instituições de ensino parceiras do Inep.

Apoio Rede Sagrado

Para auxiliar os estudantes e oferecer mais um apoio na preparação para o Enem 2020, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria estão contando com aulas de várias disciplinas das diversas áreas de conhecimento avaliadas na prova.

Tudo isso por meio do aplicativo Me Explica Web, que está disponibilizado para uso nas férias escolares como treino para o exame.

Para saber mais, acesse aqui: http://www.redesagrado.com.br/2021/01/04/novidade-no-ensino-medio-aplicativo-de-estudos-me-explica-sera-disponibilizado-para-alunos-da-3a-serie-em-janeiro/

Medidas de biossegurança para realização da edição 2020 do Enem

Em decorrência da pandemia de COVID-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma edição segura. Por isso, foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de provas.

As principais medidas adotadas são:

  • MÁSCARAS– De uso obrigatório durante a entrada e a permanência dos estudantes nos locais de aplicação como forma de proteção contra a COVID-19. O participante deve utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca. O candidato poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada. Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
  • HIGIENIZAÇÃO– Durante a identificação do participante, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel antes da entrada na sala de provas. Nos locais de prova, serão disponibilizados recipientes próprios com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso. A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, durante toda a aplicação do exame.
  • LANCHES– A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverão respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.
  • SALAS DE PROVA– Os locais de prova serão higienizados antes da aplicação do exame e as salas de aula organizadas também para garantir um distanciamento social adequado. Os espaços passarão por higienização antes de cada dia de aplicação e a identificação dos participantes será realizada ao lado de fora das salas. Dentre as medidas implementadas para o Enem 2020, em virtude do contexto de pandemia, está a disponibilização de álcool em gel nas salas. Assim como outras medidas de prevenção, consta, nos materiais instrutivos abordados na capacitação dos colaboradores, a determinação de possibilitar o máximo de ventilação natural e aeração dos ambientes.
  • DISTANCIAMENTO– O distanciamento entre participantes e aplicadores e os protocolos de proteção contra a COVID-19 deverão ser respeitados em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais e lanches.
    GRUPOS DE RISCO– As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado. Esses participantes foram previamente identificados na base de inscritos e alocados nas salas especiais.
  • PARTICIPANTES COM DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS– Pessoas acometidas ou com sintomas de COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias de realização das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação.

Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação de reaplicação do Enem 2020 impresso: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenzahumana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.

Enem 2020

O Enem 2020 começou em 17 de janeiro. As provas do primeiro dia contaram com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Já o segundo dia, que foi realizado neste domingo (24), contemplou 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.

A previsão é de que o gabarito do Enem 2020 seja publicado em 27 de janeiro. Já o resultado é esperado para 29 de março.

Com informações do MEC e INEP

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.