Publicado em: 02/06/2021
Excelência acadêmica e formação humana: a Rede Sagrado prepara para a vida
Continue a leitura para conhecer os projetos pedagógicos inovadores que a Rede Sagrado oferece aos estudantes.

A Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria é parte de uma rede internacional de escolas, pertencentes ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), que presta serviço à sociedade contribuindo com   uma educação de qualidade para crianças, adolescentes e jovens, tornando-os comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Para isso, os colégios investem e proporcionam experiências para além do cotidiano da sala de aula. Exemplo disso são os projetos interdisciplinares desenvolvidos em todos os segmentos.

Continue a leitura para conhecer os projetos pedagógicos inovadores que a Rede Sagrado oferece aos estudantes:

Autorregulação

A autorregulação da aprendizagem é a capacidade desenvolvida pelo estudante de planejar e gerenciar os próprios estudos. Assim, ele consegue obter melhores resultados e ter mais motivação para continuar aprendendo. Dentre as diversas teorias que explicam o assunto, todas apresentam algumas características em comum. Para elas, o aluno é o agente ativo e construtivo do próprio processo de aprendizagem, sendo capaz de controlar, monitorar e regular certos aspectos da cognição, motivação, comportamento e ambiente, sempre utilizando objetivos que possibilitem avaliar a própria evolução.

Programa Bilingue

Considerando o idioma inglês como uma ferramenta de transformação na educação, aliado à missão da Rede Sagrado de ampliar a compreensão do estudante sobre o mundo em que vive, todas as unidades oferecem o Programa Bilíngue. O objetivo é estimular com que os alunos desenvolvam atividades e, a partir delas, aprendam conceitos como cidadania, criatividade, comunicação, senso crítico, colaboração e empatia. Nessas atividades, o inglês é trabalhado de forma natural, somado à construção gramatical e conceitual da estrutura linguística, permitindo que assimilação seja mais eficaz e facilitada para as crianças. O ensino bilíngue é ofertado de forma integrada às atividades escolares, que, hoje, já são oferecidas com o uso de metodologias ativas, práticas disruptivas e com o uso de tecnologia nas salas de aula.

Intercâmbios Internacionais

A Rede Sagrado oferece aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e às 1ª e 2ª séries do ensino médio a possibilidade de realizarem intercâmbios internacionais com os colégios Marymount School de Nova Iorque, Londres, Medellín e Bogotá, pertencentes à Rede Global de Escolas RSHM. As seleções para os intercâmbios são compostas por etapas que envolvem avaliações acadêmicas, atitudinais e o envolvimento de estudantes e suas famílias. A experiência dos estudantes é contada, periodicamente, no blog Diário de Intercâmbio, onde cada participante registra os aprendizados desta vivência em outro país. Desse modo, os intercambistas validam a importância e o significado desta experiência pedagógica e cultural.

Equipes de Alta Performance

Com foco no Ensino Médio, as Equipes de Alta Performance (EAP) são formadas por estudantes dispostos a se aprofundar ainda mais nos estudos. Ao longo do ano letivo, os colégios da Rede Sagrado oferecem atividades diferenciadas em algumas disciplinas da grade curricular do segmento, indicadas de acordo com a conveniência escolar e pedagógica. As aulas são realizadas em horário extraturno e, para participar, o estudante precisa ter média de desempenho acima de 70% nas disciplinas regulares oferecidas.

Viagens Pedagógicas

A Rede Sagrado desenvolve, em cada unidade, uma série de projetos interdisciplinares e pesquisas de campo durante o ano letivo. O objetivo é ampliar a abordagem dos conteúdos curriculares, possibilitar novas descobertas nas diversas áreas de conhecimento e propiciar aprendizagem da vivência comunitária aos estudantes. As viagens são planejadas e acompanhadas por professores da série/ano, coordenador ou assistente pedagógico do segmento. Durante o planejamento, a família é comunicada por meio de circulares detalhadas e/ou convocada para participar de reunião de encaminhamentos e esclarecimentos. Os  estudantes só viajam com autorização, por escrito, dos pais e/ou responsáveis.

OBS.: as viagens estão suspensas durante o período de pandemia.

Orientação Profissional

Para a Rede Sagrado, preparar o estudante para o mundo profissional é mais que um objetivo, é uma responsabilidade. Por isso, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, a escola dá início a uma série de dinâmicas de autoconhecimento, aulões interdisciplinares, palestras, simulados, debates e visitas às universidades. Anualmente, também, é realizada a mostra de profissões, na qual profissionais renomados do mercado de trabalho são convidados para falar sobre as próprias áreas de atuação, mostrando como é a profissão no cotidiano. A Rede Sagrado acredita que é importante que o estudante do Ensino Médio tenha contato e receba estímulos diversos sobre as profissões que pretende seguir para consolidar ainda mais sua escolha do curso superior.

Participação em Olimpíadas

Dentre as estratégias adotadas pela Rede Sagrado para alavancar bons desempenhos acadêmicos, a inscrição e participação dos estudantes em competições de cunho acadêmico/pedagógico em nível regional e nacional, como olimpíadas de diversas áreas de conhecimento, concursos e gincanas. E os resultados têm sido surpreendentes. A participação dos estudantes nessas competições acontece de maneira voluntária, como uma das formas de se trabalhar habilidades e competências essenciais para a formação de sujeitos autônomos, ativos frente ao conhecimento e que percebem significado naquilo que estão aprendendo.

Projetos de liderança e empreendedorismo

O Projeto de Formação de Liderança é desenvolvido com o objetivo de preparar líderes capazes de atuar no contexto social do século XXI. Os líderes das turmas, eleitos pelos pares por meio de um processo sob a responsabilidade das Coordenadoras Educacionais, são motivados e orientados a auxiliar os colegas com atitudes que agreguem valores comportamentais ao dia a dia.

Gostou dos projetos? Agende agora mesmo uma visita para conhecer melhor o Colégio Sagrado Coração de Maria da sua cidade ou da sua região ou o mais perto de você!

Uol ads - 600x314O seu filho merece uma educação de excelência!

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.