Publicado em: 21/09/2021
Igreja Católica celebra 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado
Desde 1914, a Igreja Católica celebra, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Em 2021, as celebrações pelo 107º dia serão no próximo dia 26.

Desde 1914, a Igreja Católica celebra, todos os anos, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, sempre no último domingo do mês de setembro. Em 2021, as celebrações pelo 107º dia serão no próximo dia 26.

Na ocasião, católicos do mundo todo rezam e pedem por aqueles que foram obrigados a abandonar as próprias casas, os países de origem e, muitas vezes, as famílias para tentar sobreviver. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 280 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem fora do país de nascimento ou de cidadania devido a conflitos/guerras, perseguições (política, religiosa etc.) e fugindo da pobreza.

Em 1951, a ONU adotou a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados para resolver a situação de milhares de pessoas na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Esse tratado global define quem é um refugiado, esclarece os direitos e deveres deles e lista os países que trabalham programas de acolhida. O Brasil é signatário dessa convenção, desde 1952, e já recebeu milhares de refugiados de várias partes do mundo, oferecendo a eles garantias de sobrevivência e, principalmente, acolhimento.

 Os efeitos trágicos das guerras, perseguições e da pandemia de covid-19 nos fazem refletir sobre a noção de hospitalidade, do cuidado, da empatia, do enxergar-se através do outro, de como podemos melhorar a vida daqueles que tanto sofrem e que deixaram tudo para trás. Que tal deixar de sermos seres egocêntricos? Cuidar da nossa saúde, do bem-estar e de todos os que amamos é extremamente importante, mas que tal fazermos um exercício e praticarmos o “eu” em direção ao “nós”?

Em uma mensagem para esta edição do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa Francisco propõe criar um “nós” cada vez maior, unindo os católicos e todos os homens e mulheres de boa vontade. A palavra do Pontífice vem à tona de imediato com o tema “Igreja em saída”. Saída de você mesmo, das nossas casas, do nosso conforto para a realidade que nos cerca.

Entre os dias 16 e 26 de setembro acontece a 2ª Campanha do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado com o tema “Eu não, nós!”, inspirado na mensagem do Papa Francisco, intitulada “Rumo a um nós cada vez maior”, e na Encíclica “Fratelli Tutti”.

Essa Campanha pretende gerar ações nas igrejas, universidades, juventudes, organizações, instituições, pastorais, comunidades e nos mais diversos espaços da sociedade em favor dos migrantes e refugiados. O tema da campanha é um convite a não pensarmos nos migrantes e refugiados como os “outros”, mas trabalhar na construção do “nós cada vez maior” e apontar caminhos comuns. Unidos em um único abraço na diversidade de seres humanos, devemos cuidar da Casa Comum como nosso habitat natural que nos faz todos irmãos e irmãs.

Como podemos fazer a diferença? Ajudando na integração cultural!

A interação entre os migrantes/refugiados e os novos povos facilita a adaptação dos primeiros, tornando-a mais leve e produtiva. Além, é claro, da troca de experiências e conhecimentos, fundamental para o nosso crescimento. Quem não tem vontade de saber como funciona a cultura afegã contada por um nativo? Essa dica é valiosa! Vamos trocar experiências?

Na Rede Sagrado, nossos alunos já fazem a diferença: são diversas campanhas de doação, ações e trabalhos valorizando a vida e o conforto daqueles que, por algum motivo, perderam-no ou nunca o tiveram.

Conheça o JPIC.

Embarque você também nesse maravilhoso mundo de fazer o bem!

Participe em sua comunidade.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.