Publicado em: 27/02/2022
IRSCM: 173 anos em defesa da vida!
Saiba como foram as celebrações de aniversário do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria!

Dia 24 de fevereiro é uma data bastante especial para o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Logo, para toda a nossa comunidade educativa também. É emocionante pensar que, há 173 anos, a atitude de Padre Gailhac e Irmã Saint Jean reverberam em diferentes países e de diferentes formas. Apesar dos tempos difíceis em que vivemos, todo gesto de cuidado e bondade para com o próximo permanece digno de celebração. Acompanhe as ações da Área Brasil para celebrar a data. 

Nos colégios da Rede Sagrado

Em Belo Horizonte, as ações foram realizadas em sala de aula e com os estudantes novatos. A coordenadora pedagógica do colégio, Vanessa Lopes, e o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Sérgio Andrade, apresentaram a história do IRSCM e falaram sobre o carisma e missão de Padre Gailhac.

Em Brasília, as celebrações pelo aniversário do Instituto fundiram-se às celebrações do aniversário da unidade, que na mesma data completou 60 anos de história na capital federal. Além de atividades em sala de aula com os estudantes, o colégio realizou uma missa em ação de graças com a participação da comunidade escolar e transmissão ao vivo via YouTube.

Durante a celebração eucarística, o padre realizou um breve retrospecto da história do Instituto e da unidade, agradecendo a Deus pela existência do Instituto e pela vinda das irmãs do IRSCM a Brasília, o que possibilitou o crescimento da comunidade e o fortalecimento da Paróquia Nossa Senhor da Saúde, instituída graças ao apoio e generosidade das Religiosas.

Na unidade do Rio de Janeiro, diversas atividades foram realizadas nos diferentes segmentos. As professoras da Educação Infantil, com toda a sua criatividade, usaram fantoches para contar a história da fundação do IRSCM para as crianças. Os alunos montaram um bolo de brinquedo e ofereceram para o boneco do Padre Gailhac com todo carinho.

Os alunos do Ensino Fundamental debateram sobre o tema em sala de aula e no Ensino Médio as coordenadoras fizeram uma oração em homenagem à data com as turmas. Na EJA (Educação de Jovens e Adultos) os alunos participaram de uma palestra sobre a história do IRSCM na sala Google e fizeram trabalhos com frases do Padre Gailhac.

O Diretor, Amaro França, e o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Carlos Bruno Mendonça, gravaram um vídeo falando sobre a importância do Instituto e agradeceram por toda dedicação das Irmãs ao longo de todos esses anos.

No colégio de Ubá, os 173 anos de fundação do IRSCM foram celebrados através do resgate da memória histórica - as lutas e o legado do passado iluminando as lutas e os desafios do presente - e da Ação de Graças, com o reconhecimento do quão afortunados somos por fazer parte dessa história.

Em encontros com pais, funcionários, professores e estudantes, o coordenador do SOR, Evandro Marques, convidou a comunidade escolar a refletir que o campo missionário proposto por Padre Gailhac às Religiosas do Sagrado Coração de Maria é proposto também a nós, homens e mulheres do século XXI. Afinal, mais do que nunca é preciso que todos tenham vida!

Em Vitória, o aniversário foi comemorado durante celebração eucarística realizada no dia 24 de fevereiro. O evento contou com a presença da comunidade escolar e das religiosas. Já no período vespertino, os estudantes, professores e setores administrativos se reuniram para o momento orante pela paz mundial.

Nos projetos socioassistenciais

No Centro Educacional Comunitário Bom Pastor, em Curvelo/MG, as celebrações envolveram as religiosas Ir. Amiris Vasques, Ir. Maria dos Anjos (Duza) e Ir. Mônica Diniz; todos os colaboradores e crianças e adolescentes. Fez-se o resgate da história do IRSCM, algumas reflexões e em seguida um delicioso almoço festivo.

No Projeto Vida Padre Gailhac de Belo Horizonte a comemoração foi dupla: aniversário do Instituto e o da unidade (19 anos). As crianças e adolescentes foram envolvidas numa atividade em que elas contaram a história do IRSCM umas para as outras por meio da construção de uma linha do tempo. E claro, teve bolo e presente! Cada uma das crianças e adolescentes levou para casa um jogo da memória com citações do nosso fundador Pe. Gailhac para que as famílias pudessem participar das comemorações.

No Projeto Vida Ir. Maria de Aquino, em Ubá, as educadoras construíram uma árvore formada pela imagem das pessoas que fizeram/fazem a história do IRSCM desde sua fundação até os dias atuais. As reflexões perpassaram a missão, a defesa da vida e a gratidão por todos aqueles que fizeram e fazem parte do IRSCM.

No Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião/RJ,  fez-se a reflexão para o aniversário do IRSCM por meio da biografia de Mére Saint Jean, onde cada criança e adolescente recebeu a história em quadrinhos “A garota Apolônia”. Ao término, como forma de homenagem, cada uma das crianças e adolescentes coloriu a imagem de ir. Saint Jean inspirados nas obras do artista plástico e muralista, Eduardo Kobra. Houve, ainda, a reprodução dos Projetos Vida por meio de palitinhos de picolé. As famílias também celebraram com a unidade por meio do recebimento de mensagens contando um pouco da história institucional.

No Projeto Vida Padre Gailhac da Serra/ES, a celebração aconteceu por meio de reflexões das cartas de Pe. Gailhac às religiosas, onde a equipe recontou a história do Instituto numa grande roda. As crianças e adolescentes foram provocadas a escreverem juntas uma carta às religiosas, com felicitações pelo aniversário, e também falando um pouco de como se sentem ao fazer parte da missão do IRSCM tão importante. Esta carta será enviada com muito carinho às comunidades. As famílias também celebraram a distância, cada criança e adolescente levou para casa uma carta, contendo trechos da história  do IRSCM.

Que Deus e o carisma de Padre siga iluminando o caminho das religiosas, leigos e todos os que fazem parte do Instituto!

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.