Publicado em: 20/01/2022
O que muda no novo Ensino Médio?
Saiba quais são as principais mudanças para este segmento.

Novo ano, novos desafios.

 

Em 2022, a Rede Sagrado dá início à implementação gradual do novo Ensino Médio, cuja reformulação foi instituída a partir de mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Como mudanças previstas, estão:

 

  • A ampliação do tempo mínimo do estudante na escola. A carga horária mínima anual do Ensino Médio deverá ser ampliada de forma progressiva de 800 horas para 1.400 horas, sendo que, até 2022, as redes deverão ofertar no mínimo 1.000 horas de carga horária por ano, totalizando 3.000 horas durante todo o Ensino Médio.
  • Tal como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como já conhecido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Formação Geral Básica deverá ser organizada entre as 4 áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas. No entanto, as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática seguem obrigatórias durante os três anos. 

Com um foco maior no mercado de trabalho, as mudanças visam ao desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; à valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos;  e à garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

Mesmo que distantes em decorrência dos acontecimentos dos últimos dois anos, a equipe pedagógica da Rede Sagrado se reinventou e se apropriou de diversas estratégias pedagógicas - rodas de conversas, webinários, discussões, mostra de profissões e atendimentos individuais - para apresentar aos estudantes e às suas famílias o que o Novo Ensino Médio vem agregar à formação dos jovens.

 

Para saber mais sobre as mudanças e sobre como a Rede Sagrado têm preparado a sua equipe de educadores e os próprios jovens para o porvir, sugerimos a leitura do artigo "Novo Ensino Médio: o que muda? - Perguntas, respostas, inquietações e um jeito novo de aprender, elaborado pelas pedagogas Alessandra Pereira Poleze (unidade Vitória) e Thaisa Almeida Galvão Pimenta (unidade BH) para a última edição da Revista Elos: Linhas&Olhares. Clique aqui para acessar a publicação interativa ou aqui para baixar o pdf da revista.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.