Publicado em: 01/10/2021
Outubro Rosa: um convite à prevenção e ao cuidado
A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a doença, bem como orientar quanto às formas de prevenção e como diagnosticá-la precocemente.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção e o controle do câncer de mama. A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a doença, bem como orientar quanto às formas de prevenção e como diagnosticá-la precocemente.

Criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa começou em Nova York, no início dos anos 1990, com a realização de uma corrida pela cura do câncer de mama. No evento, os participantes receberam um laço cor-de-rosa, que se tornou o símbolo da iniciativa.

Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar, sendo o mais comum o aparecimento de um nódulo ou massa na mama. Há casos em que mulheres, apesar de terem a doença, não apresentaram sintoma algum. Por isso, é importante que a mulher conheça suas mamas e faça o autoexame periodicamente. Assim, ao detectar qualquer alteração, ela poderá buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Além disso, a partir dos 40 anos, é recomendável que todas as mulheres realizem a mamografia uma vez por ano. Pergunte ao seu ginecologista qual a melhor idade para você começar.

É importante ressaltar que, o cuidado e a prevenção contra o câncer de mama, é função também dos homens, uma vez que eles podem desenvolver câncer de mama.

Apesar de incomum, os homens devem ficar atentos a qualquer sinal diferente no corpo e, sobretudo, buscar ajuda profissional. Afinal de contas, quanto antes for identificado, mais altas são as chances de cura.

Que tal colocarmos o laço rosa e espalharmos essa campanha de conscientização por aí? Junte-se a nós da Rede Sagrado!

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.