Publicado em: 28/05/2021
Rede Sagrado celebra o Dia Mundial da Educação Católica
Com a data, toda a comunidade educativa é convocada a seguir o caminho a fim de alcançar, ainda mais, o alinhamento ao Pacto Educativo Global.

Em mais uma iniciativa para o desenvolvimento do Pacto Educativo Global, organizações de ensino católicas de todo o mundo celebram, hoje, 13 de maio, o Dia Mundial da Educação Católica.

Com a data, toda a comunidade educativa é convocada a seguir o caminho a fim de alcançar, ainda mais, o alinhamento ao Pacto Educativo Global. Unida a outras instituições católicas no Brasil e na América Latina, a Rede Sagrado tem orgulho de sua história como escola confessional, pertencente a uma rede internacional, presente em 14 países.

A educação católica tem uma grande presença em todo o mundo. São 61,7 milhões de escolas, entre educação básica e ensino superior.  A missão dessas instituições não é apenas medida por números, mas pela força evangelizadora.

Segundo o Papa, “A educação é sempre um ato de esperança” e “o melhor antídoto para a cultura do individualismo e a primazia da indiferença”.

O Pacto Educativo, proposto pelo Papa, convoca para uma nova evangelização sustentada pelo compromisso com uma fraternidade universal. Assim, as instituições associadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) se empenham na transformação do mundo em que atuam.

A iniciativa conta com o apoio da UNESCO e de várias instituições acadêmicas. Por meio dela, o Pontífice propõe sete compromissos por um mundo diferente, na promoção do diálogo entre culturas, da paz e da ecologia integral.

Pacto Educativo Global – Compromissos

1 – Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo.

2 – Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos.

3 – Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução.

4 – Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador.

5 – Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.

6 – Encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso na perspectiva duma ecologia integral.

7 – Guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização exclusiva de energias renováveis.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.