Publicado em: 04/07/2024
Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria – sediou a Conferência da Rede Global de Escolas Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM) 2024
O tema foi “Avancem para águas mais profundas: educar com esperança, agindo de forma profética em prol da humanidade e da criação.”

Entre os dias 29/6 e 3/7, o Colégio Sagrado Coração de Maria-Rio sediou o principal evento das Escolas Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM): a Conferência da Rede Global. 

Participaram as delegações das escolas brasileiras da Rede Sagrado (Ubá, Vitória, Brasília e Rio de Janeiro), dos oito países que fazem parte da Rede Internacional de Escolas (Colômbia, México, Estados Unidos, Portugal, França, Itália e Inglaterra) e representantes do Centro Administrativo e Educacional da Província (CAEP). 

No sábado, 29, houve uma recepção de boas-vindas aos participantes. No domingo, 30, primeiro dia do evento, foi celebrada uma missa na capela do colégio; na sequência, aconteceu a solenidade de abertura no Auditório Gailhac com a participação da Ir. Maria Helena Morra, Líder da Área Brasil, da Coordenadora da Rede Global de Escolas RSCM, Susan M. Kumnick, da Ir. Margaret Fielding, Líder do Instituto RSCM, que mandou uma mensagem em vídeo para os partícipes, e do Trio Gestor anfitrião. A Ir. Maria Helena Morra, Líder da Área Brasil, falou sobre o significado do tema da Conferência: 

“Avançar para águas mais profundas significa comprometer-se com a missão que nos é dada por nosso fundador, o Pe. Gailhac, de assumir a missão de educar para transformar. Quem fica na superfície não avança jamais. Educar para transformar é fundamental, estruturante e muito importante para nós.” 

Ainda durante a cerimônia, ocorreu o momento chamado "O Dom da Internacionalidade” no qual vários estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio entraram no auditório carregando as bandeiras dos países integrantes da Rede Internacional de Escolas. Foi muito bonito e emocionante. 

É importante destacar que os alunos da escola carioca tiveram uma participação muito ativa no evento: além das bandeiras, eles também foram os responsáveis por mostrar as dependências do colégio para os visitantes.   

Um vídeo sobre a cultura, a fauna e a flora brasileira intitulado “Brasil e suas diversidades” foi apresentado aos presentes a fim de que pudessem conhecer um pouco mais o país. 

Também ocorreram painéis, como o “Por uma educação profética e transformadora”, com a Ir. Teresa Nogueira, o professor Evaldo Palantinsky e a Clarissa Paz, ex-aluna do CSMC-Rio e que faz parte da ONG Fraternidade Sem Fronteiras, que leva Educação para crianças refugiadas no Malawi. 

Outros momentos tocantes da Conferência foram proporcionados pela Ir. Maria Cristina Bove (da Asmare e Pastoral da Rua) com o “Histórias que inspiram”, e com o professor do CSCM-Rio Thiago Thiago de Melo, responsável pela Casa da Poesia, que fica no distrito de Freguesia do Andirá, no interior do Amazonas, que oferece oficinas artísticas em escolas da região. 

A mesa redonda “Educar com esperança”, com Patrícia Fortuna coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CSCM-Rio, contou a história de três alunas refugiadas do Haiti que recomeçaram suas vidas no Brasil e em como a Educação está transformando suas vidas. A mediação foi da professora Jane Santos, Diretora-executiva do Colégio Sagrado Maria de Ubá. 

A Conferência teve diversas palestras, entre elas “O Bom Pastor como experiência fundante da vida do Pe. Gailhac, com a Ir. Maria Helena Morra, e “Avancem para águas mais profundas – Lucas 5:1-11”, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Orofino. 

Eles também assistiram a apresentações artístico-culturais com um pouco da cultura brasileira, com o samba de roda (2ª série), a dança “charme” e a Batalha do Passinho (1ª série).  Já os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental homenagearam os oceanos e de como devemos, de forma sustentável, interagir com eles. A apresentação empolgou o público e arrancou aplausos da plateia. 

Um outro momento tocante foi a participação do 6º ano do Ensino Fundamental durante oração na capela. Os alunos rezaram a Ave-Maria em inglês. 

O Diretor-executivo, Prof. Amaro França, reforçou a importância pedagógica e religiosa da Conferência: 

“Buscamos essa unidade na missão de propagar o Evangelho de Jesus, atualizado na dimensão da Educação e na dimensão da Internacionalidade, e também nos intercâmbios que são mais favorecidos justamente por conta dessa proximidade de fazermos parte de uma Rede Global de Educação Católica.”  

Entre palestras, painéis e mesas-redondas, os participantes também conheceram vários pontos turísticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Museu do Amanhã.   

A Rede Global foi estabelecida para fomentar e desenvolver o trabalho de educação iniciado pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que reúne todas as escolas num objetivo comum de fomentar o dom da internacionalidade e promover o compromisso com a transformação do mundo por meio da visão educacional das RSCM.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.