Publicado em: 06/12/2021
Religiosas do Sagrado Coração de Maria realizam Assembleia da Área Brasil
Religiosas da área Brasil realizam assembleia para avaliação de 2021 e planejamento dos próximos 3 anos.

“Vejam que estou fazendo uma coisa nova. Ela está brotando agora”. Isaías 43:19

 

“Sejamos semeadores/as de esperança, construtores/as de pontes e obreiros/as de diálogo. Façamos tudo o que depende de nós, sempre com reta intenção para a glória de Deus.” Estas foram algumas das afirmações que deram tônica à última Assembleia da Área Brasil, realizada entre os dias 26/11 e 3/12, na modalidade online, via Google Meet. 

 

O encontro teve a participação de todas as comunidades religiosas da Área e a presença de duas Irmãs que atualmente integram uma comunidade intercongregacional. Durante alguns dias, a Assembleia também contou com a participação das irmãs Paré, Ana Luísa e Margaret Fielding, que integram o Conselho de Liderança do Instituto, sediado em Roma.

 

Ao fim do primeiro dia da Assembleia, religiosas e leigos realizaram a cerimônica de Envio de uma das Irmãs, a Ir. Delva, em missão para o Timor Leste, onde irá atuar com as Irmãs da Área de Portugal.

 

Os três primeiros dias da Assembleia tiveram temáticas que contribuíram para uma visão da conjuntura social, política e econômica do Brasil, facilitada pelo Professor Robson Sávio; reflexões sobre a Vida Religiosa Consagrada e seus desafios e oportunidades, conduzidas pela Ir. Susana Rocca; e um estudo da Divisa do Triênio – construindo Pontes de Justiça e Solidariedade -  com o Frei Moacir Casagrande. Ao final do primeiro dia da Assembleia, as religiosas realizaram a cerimônica de Envio de uma das Irmãs, a Ir. Delva, em missão para o Timor Leste, onde irá atuar com as Irmãs da Área de Portugal.

Nesses três dias, dois dos colaboradores leigos da Sociedade Civil Casas de Educação (SCCE), mantenedora dos Colégios Sagrado Coração de Maria, e membros da Equipe Central da Família Ampliada SCM também participaram do encontro. Nos demais dias da Assembleia, as religiosas trabalharam em avaliações de seu trabalho durante o ano de 2021 e na elaboração do novo Projeto Comum de Missão, que terá a duração de três anos (2021/2024) e é a base para a elaboração dos Projetos de Vida das comunidades RSCM. 

Foram momentos de muito diálogo, trocas e reflexões amparados pela presença do Espírito Santo junto às Irmãs, iluminando e conduzindo os trabalhos. Em suas palavras de encerramento da Assembleia, a Líder de Área, Ir. Maria Cristina Caetano, disse: “Houve comunhão profunda entre nós. Temos um caminho a percorrer a partir do que decidimos. Precisamos agir bem e com inteligência no dia de hoje e encarar o futuro com confiança. Continuemos acreditando que Deus age no aqui e no agora.” 

Que assim seja!

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.