Publicado em: 05/12/2022
Religiosas do Sagrado Coração de Maria realizam Assembleia da Área Brasil
“Caminhar juntas em comunhão, participação e missão”. Este foi o tema que norteou a Assembleia do IRSCM.

“Caminhar juntas em comunhão, participação e missão”. Este foi o tema que norteou a Assembleia do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, Área Brasil. Durante os dias 30 de novembro, 01, 02 e 03 de dezembro, as religiosas e um grupo de leigas e leigos se reuniram na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG) para um encontro formativo e de planejamentos. A programação foi extensa e contou com as participações de duas assessoras para tratar sobre o tema da Sinodalidade:

Um dela, a Ir. Zuleica Silvano, mestre em Exegese Bíblica e doutora em Teologia Bíblica, que apresentou os temas: "Espiritualidade da Sinodalidade"; "Aprofundamento sobre a espiritualidade da Sinodalidade"; "Dimensão Comunitária: Jo 15-17" e "Dimensão da Missão – Missio Dei".

A outa, a Ir. Teresinha Del Acqua, Franciscana de Maria Imaculada, é Psicóloga, Mestre em Ciências Ambientais e Saúde, Especialista em Formação Bíblica e Teologia Espiritual, quem apresentou: "Espiritualidade da Sinodalidade: dimensão do batismo e do seguimento de Jesus", além de várias dinâmicas que promoveram integração e muitas reflexões acerca da Sinodalidade.

Com a participação dos colaboradores e colaboradoras das mentenedora da Rede Sagrado - Colégios Sagrado Coração de Maria, houve a apresentação da avaliação das atividades realizadas no ano vigente, bem como o planejamento para 2023 das seguintes equipes: Administrativa, Centro Administrativo Educacional da Província (CAEP), Rede de Ação Junto aos Excluídos (REAJE), Fontes e Justiça, Paz e Integridade da Criação - JPIC/subgrupo Laudato Si’. Houve, ainda, a avaliação dos objetivos do Projeto Comunitário de Vida das comunidades: Nossa Senhora da Luz - Linhares/ES; Sagrado Coração de Maria - Ubá/MG; Bom Pastor/Curvelo-MG;  N. Srª de Belém /SP; Ir. Saint Jean - Belo Horizonte/MG; Coração de Maria - Belo Horizonte/MG; Ir. Mª de Aquino - Belo Horizonte/MG; Gailhac. Ainda nas apresentações, foi realizada a avaliação e planejamento do Conselho de Área.

Outra rica partilha foi a apresentação das missões das irmãs Rita Pessoa e Mª Lúcia Araújo.

No primeiro dia do encontro, as atividades foram concluídas com uma confraternização e uma divertida gincana, promovida pela Assessora Pedagógica Daniela Chaves em conjunto com as irmãs Rhânella e Daniela. O segundo dia, foi encerrado com uma Celebração Eucarística organizada pela comunidade Ir. Saint Jean. Na sexta-feira, terceiro dia de encontro, o encerramento contou com um momento celebrativo realizado pelo CAEP. Já no último dia do evento, a oração de abertura ficou a cargo da Família Ampliada do Sagrado Coração de Maria (FASCM) que, também, iniciou as atividades do dia apresentando a avaliação do ano e o planejamento para 2023 da equipe. Assuntos como calendário da Área Brasil e assuntos pertinentes às religiosas deram o tom neste dia. O final do evento, no sábado, foi marcado pela celebração de encerramento realizada pela comunidade N. Srª de Luz.

Foram momentos preciosos e oportunos para reforçar a partilha, alinhar os objetivos para o próximo ano e adentrar, ainda mais, no Ano Jean Gailhac. Que assim seja!

“O zelo é a chama do amor"

Pe. Jean Gailhac

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.